30/12/2016

Crítica do filme: 'Minha Mãe é uma Peça 2'

Uma mãe compreende até o que os filhos não dizem. Dirigido pelo cineasta César Rodrigues, também diretor do recente Vai que Cola - O Filme (2015), Minha Mãe é uma Peça 2 chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira passada (22) e virou um grande fenômeno de bilheteria, consolidando de vez o ator Paulo Gustavo como um dos melhores e mais queridos comediantes brasileiros da atualidade. O filme é honesto com seu público e seu roteiro tem suas imperfeições mas se fortifica na atuação do seu protagonista, um quase show de stand up comedy na tela grande, caracterizado com o seu melhor personagem da carreira.

Na trama, voltamos a encontrar a hilária Dona Hermínia (inspirada na mãe do protagonista Paulo Gustavo, Dona Dea) que dessa vez embalou uma prestigiada carreira na televisão. Mas sua vida pessoal continua a enfrentar diversos problemas principalmente com a chegada na maturidade dos seus filhos Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) que decidem se jogar na vida profissional e buscar boas oportunidades em suas carreiras na grande São Paulo. Precisando se reinventar e brigando com a solidão, Dona Hermínia encontrará novos personagens que a ajudarão a encontrar novos caminhos.

Mesmo não sendo profundo em suas subtramas o longa, que a cada semana bate mais recordes, explora mais o lado sentimental falando sobre perdas, lado profissional e se enchendo de novos personagens que poderão ser aproveitados em futuros novos filmes da franquia. Paulo Gustavo é um caso a parte, domina seu personagem como poucos, faz rir uma multidão em diálogos ácidos usando e abusando de seu carisma. Nesse segundo filme vemos uma Dona Hermínia mais relaxada, vivendo seu cotidiano mais próximo de uma verdade na realidade, o espectador sente isso durante boa parte da projeção.


O primeiro longa da franquia foi a maior bilheteria do ano de 2013, visto por mais de quatro milhões de espectadores. Nesse segundo trabalho os números irão atropelar essa contagem e irão transformar essa comédia nacional numa das mais vistas da história do cinema brasileiro. Se você gosta do trabalho do ator, gosta de rir e esquecer dos problemas do mundo, Minha Mãe é uma Peça 2 pode ser uma boa opção.