15/07/2017

Crítica do filme: 'Despedida em Grande Estilo'

O que fazer quando você está já na terceira idade e vê seu mundo desabar quando descobre que o dinheiro de aposentadoria, merecido por toda uma vida trabalhando, não vai mais existir mês que vem? Dirigido pelo ótimo ator e cineasta Zach Braff (do inesquecível Hora de Voltar) Despedida em Grande Estilo é uma deliciosa comédia, com roteiro impecável e um trio de grandes atores (Morgan Freeman, Alan Arkin e Michael Caine) como protagonistas. Estimado em cerca de 25 milhões de dólares (o cachê desse trio não deve ter sido nada barato) o longa coloca seu foco na saga cômica criminosa sobre homens trabalhadores injustiçados buscando seus direitos tirados. Resultando em 96 minutos de grande diversão para o público.

Na trama, conhecemos os amigos e aposentados Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin), três homens que estão em dificuldades financeiras e em situação de risco para o futuro, pois, suas aposentadorias irão ser cortadas por conta de uma manobra macabra da empresa onde trabalhavam. Chateados e não tendo mais nada a perder, resolvem assaltar um banco e assim conseguir buscar a estabilidade financeira que tanto precisam. Só que a missão não será nada fácil e eles precisarão ralar muito para que tudo ocorra da maneira que eles querem.

O roteiro é costurado através do desejo dos personagens em buscar uma redenção por conta de sua aposentadoria ser praticamente extinta pela empresa onde trabalharam a vida toda. A partir daí vemos como a ideia surge, a entrada de ótimos personagens coadjuvantes na história, subtramas delicadas e cheias de emoção como a relação de dois deles com suas netas. Já no desfecho e sua respostas de como conseguiram o grande feito, o roteiro é cirúrgico, muito parecido com as respostas perfeitas de O Plano Perfeito.

A trilha sonora acelerada, nos coloca no ritmo que o filme propõe. Os preparativos para o grande assalto são hilários, com o trio de velhinhos tentando buscar uma boa forma física para fazer uma coisa que nunca pensaram em fazer. Tudo funciona com simples perfeição. As atuações são ótimas sendo buscando o lado cômico mesmo nas situações dramáticas.

Despedida em Grande Estilo estreou em alguns cinemas semanas atrás. Não teve o alcance que merecia. Em breve nos canais a cabo, provavelmente. Podemos dizer que é uma louvável homenagem a esses três grandes atores já em final de carreira que muito fizeram pela diversão de nós cinéfilos.