14/11/2017

Crítica do filme: 'Estes Dias' (Questi Giorni)

Na juventude, aprendemos; na maturidade, compreendemos. Exibido no Festival de Veneza do ano passado onde concorreu ao Leão de Ouro, Estes Dias, ou Questi Giorni no original é um Road movie italiano que explora a passagem da adolescência para a vida adulta de quatro amigas que embarcam em uma viagem de descobertas, sentimentos e muito aprendizagem. Escrito e dirigido pelo cineasta Giuseppe Piccioni, o projeto explora as emoções, as dores e as inconseqüências da vida por quatro óticas completamente distintas mas que se completam de alguma forma.

Na trama, conhecemos Liliana (Maria Roveran), Caterina (Marta Gastini), Anna (Caterina Le Caselle) e Angela (Laura Adriani), quatro amigas que se conhecem desde a infância que viem momentos distintos de suas vidas. Liliana enfrenta um câncer e nutre uma paixonite por um atencioso professor da universidade que freqüenta, Caterina resolve embarcar em um novo destino se mudando de país em busca de descobertas, Anna está grávida do namorado e ainda tenta entender sua gestação, Angela vive um relacionamento ioiô com um homem um pouco mais velho e se coloca em dúvida da continuação do mesmo. As quatro embarca em uma viagem organizado por Caterina que está indo para outro país e leva as amigas para esse seu recomeço. Durante essa jornada, elas enfrentarão medos, e novas descobertas que serão sua nova bússola em relação a forma como enxergam as coisas.

O grande mérito desse singelo trabalho é explorar os sentimentos, com bastante detalhes, de cada uma das jovens. O início é bastante interessante com pensamentos narrados e várias olhadas para a câmera, uma apresentação profunda mostrando o início das mudanças que as jovens passariam. Ao longo dos arcos não vemos uma grande ruptura nos pensamentos mas sim aprendizagem por fatos e situações que vivem. Quem preenche mais a tela com algum tipo de transformação é Liliana, quase a líder desse pequeno grupo e onde as lentes mais alcançam, ponto de equilíbrio das jovens, passa por um grave problema de saúde do qual esconde de todos, inclusive de sua mãe cabeleireira Adria, interpretada pela bela Margherita Buy (do ótimo Mia Madre) em atuação marcante.


Ainda sem previsão no Brasil, Questi Giorni cumpre bem seu papel ao falar de amizade e sentimentos, sempre com uma inteligente visão de Piccioni que consegue captar muito mais que um simples olhar.